Os principais obstáculos para implantação da tecnologia RFID
15 de julho de 2020Confira, a seguir, os três fatores que mais influenciam para que a tecnologia RFID ainda esteja confinada em grandes organizações no Brasil.
- A tecnologia RFID é mais cara que código de barras
Na comparação com outras tecnologias, uma estratégia de RFID é mais cara. Isso porque implementá-la requer softwares ou hardwares que precisam ser mantidos durante toda a vida útil da solução.
As etiquetas RFID, por exemplo, sejam ativas, passivas ou semi-passivas custam mais do que códigos de barras.
Muitas vezes, os empresários olham somente para os custos e não pensam nos benefícios. Uma empresa que implementa RFID na gestão de estoque, por exemplo, pode reduzir gastos operacionais, pois essa tecnologia agiliza os processos e reduz a necessidade de contratação de mão de obra.
Por exemplo, em vez de precisar desmontar um palete para coletar dados dos códigos de barras de todos os produtos ao fazer um inventário, com o RFID é possível escanear tudo com um coletor que funciona por ondas de radiofrequência.
- A tecnologia RFID é bastante sensível a interferências
Outro ponto que pode aumentar a resistência à tecnologia RFID é que ela é bastante sensível a líquidos e metais, por exemplo. Esses materiais dificultam a leitura adequada das etiquetas.
No caso do metal, o problema é que as ondas de rádio saltam por todo o lugar. Já os líquidos acabam estragando as etiquetas de RFID, pois podem absorver sinais enviados.
Para lidar com essa dificuldade, é preciso adequar armazéns para evitar que materiais interfiram na radiofrequência. E esse esforço é válido quando pensamos em todas as vantagens fornecidas por essa tecnologia.
- A tecnologia RFID é pouco conhecida no Brasil
Por fim, a falta de conhecimento talvez seja o maior obstáculo para o aproveitamento da tecnologia RFID no Brasil.
Compreender as diferentes marcas e frequências, bem como a utilização de equipamentos RFID pode ser um desafio, sobretudo nas empresas que só agora estão passando pelo processo de transformação tecnológica.
As principais razões para investir na tecnologia RFID no seu negócio
Para finalizar, também precisamos falar sobre os grandes benefícios que a tecnologia RFID pode oferecer para empresas de todos os portes e em todos os segmentos do mercado.
É possível reduzir custos operacionais com a tecnologia RFID. Em vez de montar uma equipe gigante na área de recebimento de mercadorias, no armazém e até na loja, é possível equipar um time reduzido com coletores de dados RFID para fazer um trabalho ainda mais ágil.
Realizar inventários em lojas e armazéns nos quais as mercadorias são etiquetadas com RFID é muito simples. Há leitores de dados que podem rastrear em poucos minutos todos os itens e fazer o levantamento com máxima assertividade.
Da mesma forma, ao montar paletes mistos, por exemplo, a rotulagem inteligente de mercadorias com RFID permite a conferência sem necessidade de desmontagem do lote.
Isso, além de agilizar os processos, eleva a qualidade dos inventários, pois não há falhas e retrabalhos, pois a intervenção humana é mínima.
Fonte: Compex Tecnologia